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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Branding: Construindo e fortalecendo sua marca no mercado

Leonardo Pimentel -  Propaganda e Marketing
Quando falamos de determinados produtos de um segmento, muitas vezes confundimos o nome com a real nomenclatura deste. Por exemplo: Quando chamamos lâminas de barbear de Gillette, esponja de aço de Bom Bril e muitos outros casos que no dia a dia são comuns. Se pararmos para avaliar isto, descobrimos o quanto uma marca tem força no seu mercado de atuação e tudo isso não foi conquistado de forma espontânea e sim através de um trabalho de branding, aplicando a propaganda e o marketing como ferramentas para conquistar esta posição.
Você já ouviu falar de posicionamento de marca? Pois bem, quando temos uma marca, devemos analisar alguns pontos para estruturar sua comunicação e fazer o trabalho de branding. Alguns pontos são fundamentais, como a concorrência, o público alvo e as características do mercado onde irá atuar. Dentro dos fatores relevantes a cada segmento, podemos estruturar e traçar estratégias para promover a marca e dar a ela uma identidade e uma comunicação que converse com o público alvo.
Muitas vezes presenciamos situações inusitadas, onde não foi levado em consideração o público alvo, mas apenas julgamentos pessoais foram extraídos para a elaboração da comunicação. Hoje em um mercado competitivo e cada dias mais profissionalizado, toda a empresa por menor que seja, deve encarar uma identidade adequada ao seu público alvo para se manter relevante, lembrada e também seguir sua linha de pensamento em todos os meios por onde pretende se comunicar
Exemplificando: Sua marca deve representar os ideias de consumo do seu público, não o seu. Sua comunicação deve ter a estética e o verbo do seu público, não o seu. Sua marca deve ter a simpatia do seu público, você já é simpatizado com ela. Sua marca tem que atrair o público e dar orgulho para você.
Atuando de maneira clara no mercado, seguindo estas premissas, o sucesso de relacionamento entre empresa e público será muito mais fácil de ser conquistado, além da valorização de sua marca e a colocação dela como referência no segmento de atuação. 

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