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segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Gestão de Pessoas

Cristian Berny - Gestão e Administração

Anteriormente, neste blog, já foi exaltada a importância dos processos organizacionais. Partindo dessa publicação, surge a impaciente necessidade de complementar o binômio pessoas/processos.
No Modelo de Excelência da Gestão® da Fundação Nacional da Qualidade, esses conceitos formam, em conjunto, a força que move as organizações, pois agregam valores aos insumos transformando-os em produto final para atender as necessidades e expectativas das partes interessadas.
A literatura atual aborda diversos conceitos e nomenclaturas para designar as pessoas das empresas, como, por exemplo, funcionários, colaboradores, força de trabalho, recursos humanos, empregados, servidores, enfim, uma gama de associações que se referem ao mesmo assunto.
Independente da designação, os gestores devem estar constantemente engajados com alguns grandes tópicos para que a força de trabalho esteja comprometida com os objetivos da instituição: plano de carreira, recrutamento e seleção, integração dos novos membros, avaliações individuais e coletivas, incentivos para alcance de metas, capacitação e desenvolvimento, avaliação da satisfação e qualidade de vida e trabalho.
O Google é uma referência na gestão de pessoas. Em 2013, a subsidiária brasileira foi eleita a melhor empresa para se trabalhar segundo o Guia Você S/A. A valorização das pessoas ocorre tanto por métodos remuneratórios, como cotas individuais de R$ 16 mil por ano para pós-graduação, tanto por incentivos indiretos, como o acesso a locais de lazer para o exercício do ócio criativo.
Nesse contexto, a tendência atual é a sinergia. Convergir para que as pessoas trabalhem de forma harmoniosa com inter-relacionamento é o desafio atual. O sucesso das empresas está no mérito de transformar grupos em equipes, e, assim, promover a mobilização para o alcance dos objetivos alinhados com os valores e princípios organizacionais.

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