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terça-feira, 9 de julho de 2013

Inovação no ambiente empresarial


Cristian Berny de Oliveira - Gestão e Administração


No mundo atual, tão dinâmico, de complexos arranjos irregulares de interconexões, onde a propriedade de mudança cresce numa progressão geométrica, fica cada vez mais desafiadora qualquer análise de contexto e situação de mercado. Essa concepção fica agravada quando se fala de percepção de tendências. Tudo está atrasado!

Qualquer iniciativa para a adoção de alguma tendência gera um delay. Entre decidir adotá-la, implementá-la e receber seus respectivos resultados, já haverão outras práticas e conceitos mais inovadores .
Nas organizações, toda essa temática está relacionada diretamente com o conceito de inovação. Entretanto, o que geralmente se percebe no ambiente empresarial é um filosofia errônea e difusa, onde se adotam práticas de gestão modernas e sofisticadas para solucionar os problemas antigos. Outra lacuna são as empresas que avaliam seus resultados e o alcance dos seus objetivos para fazer projeções de novas metas para o ano seguinte, onde o ideal seria ter como base a leitura das projeções futuras dos resultados do setor de atuação e as necessidades e expectativas das partes interessadas, como clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade.
A inovação está além. A implementação desse conceito requer, das empresas mais ortodoxas e tradicionais, uma ruptura cultural e uma quebra de paradigmas. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), inovação é um conjunto de “características originais, diferenciadas ou incomuns desenvolvidas e incorporadas a produtos e processos da organização, com valor percebido pelas partes interessadas”.
Um exemplo de empresa inovadora é a Cemig, que trabalha com geração e transmissão de energia elétrica em Minas Gerais e, é vencedora do Prêmio Nacional da Qualidade. Ela possui um sistema de gestão da inovação, baseado em desenvolvimento tecnológico, pesquisa e desenvolvimento. No ano de 2012 foram mais de R$ 48,5 milhões investidos na área e mais de 100 projetos desenvolvidos.
O diferencial competitivo é o que move as organizações atualmente, a busca pela sobrevivência e perpetuação corporativa é o que rege as intenções e as ações das empresas. Tornar-se mais competitiva no ambiente aquela que consegue alinhar-se mais rapidamente às novas tendências, ou ainda, quem tem a capacidade de ser referência.

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