Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Assessoria de imprensa: Uma ferramenta de divulgação

Cristiane Pereira - Assessoria de Imprensa 

Apesar de ser uma atividade que iniciou no século XIX, nos Estados Unidos, a Assessoria de Imprensa é uma área que ainda deve ser muito explorada, principalmente pelas empresas. Muitos poucos sabem que este é um trabalho exercido, na maioria das vezes, por jornalistas e que busca divulgar as informações da organização para os públicos interno e externo.
Desta forma, uma das atividades de um assessor de imprensa é enviar releases (textos informativos) para os meios de comunicação, que os publicam gratuitamente. Além disso, é responsável pela criação de press kits, que é um conjunto de informações, que pode ser armazenado em CDs, pen drives, pastas, e que são entregues para a mídia, principalmente nas chamadas coletivas de imprensa. Por sinal, este é um evento organizado e executado pela Assessoria de Imprensa.
Nos dias atuais, cada vez mais, os assessores de imprensa também são responsáveis pelo armazenamento de sites e redes sociais. Sabemos da importância da Internet e o poder que ela exerce entre os mais diversos públicos. Assim, é extremamente importante a atuação de profissionais na hora de publicar informações neste meio.
Por fim, o que podemos dizer que o Assessor faz para o público interno? Muitas ferramentas podem ser utilizadas para, por exemplo, valorizar o corpo de colaboradores das empresas. Aqui, podemos citar os house organs, publicações que, além das notícias institucionais, devem conter entrevistas, fotos, comemorações, dos próprios funcionários.
Assim, serão sobre estas atividades e muitas outras que falaremos neste espaço aqui na Casa Trends. Espero que possamos contribuir com a proposta, que busca estimular a prática de boas ideias na Região do Pampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque