Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Planejamento Pessoal

Cristian Berny - Administração e Gestão

Todas pessoas possuem objetivos. Sejam eles tácitos ou expressos, simples ou complexos, pessoais ou profissionais, ou, qualquer classificação que se possa imaginar. Estar inconformado com a situação atual é natural ao ser humano, seja o nível que for, do mais humilde anseio de felicidade à mais alta ambição.
Para alcançar os objetivos, cada pessoa desenvolve suas próprias técnicas, metodologias, fórmulas e seus correlatos. Eu, particularmente, desenvolvo e tento promover práticas que fazem analogia entre ferramentas usadas nas empresas e nas vidas das pessoas.
Vou demonstrar como é possível aplicar um método simples para o alcance dos objetivos. Gostaria de lembrar que um fator fundamental para o sucesso é acreditar no que se faz.

CICLO DO PDCA PESSOAL
O ciclo do PDCA é uma ferramenta da administração de empresas que consiste basicamente em quatro etapas: planejar, executar, controlar e agir (também conhecido como ciclo de Deming).
PLANEJAR: esta etapa do ciclo consiste em basicamente duas sub-etapas: META e o MÉTODO. Cada pessoa deve estabelecer sua META ou conjunto de metas, ou objetivo (embora seja um conceito diferente), ou seja, definir onde se quer chegar. Exemplos: comprar uma casa, um carro, fazer uma faculdade.
O método nada mais é que pensar como conseguir realizar a meta. Nesta parte é importante pensar em alguns itens: o que fazer, onde, quando e quanto, em outras palavras, planos de ação, cronogramas e orçamentos.
EXECUTAR: não há o que traduzir nesta atividade, pois é "apenas" colocar em prática o planejado. Claro que na prática a teoria é outra, onde fatores intrínsecos são mais aplicados como disciplina, dedicação, força e vontade entre outros.
CONTROLAR: é muito relevante porque haverá uma comparação entre o PLANEJAMENTO X EXECUTADO. Muitas pessoas executam apenas o controle com tabelas, por exemplo. Estas devem estar em um contexto alinhadas aos objetivos. Exemplo simples: caso o objetivo seja economizar R$ 1.000,00 deve-se controlar as despesas e receitas.
AGIR: neste caso, não pode ser confundido com a segunda etapa. Existem duas possibilidades principais. Caso o controle indique que a meta foi atingida, que se faz para alcançá-lo deve ser mantido. Caso contrário,  os problemas e as respectivas causas devem ser tratadas para buscar o objetivo e a meta da primeira etapa e, por consequencia, o ciclo do gira novamente
Registrar tudo, seja no computador ou em um papel de pão é uma questão a ser considerada e faz a diferença.
Parece simples. É e deve ser simples. Importante lembrar que não é uma fórmula secreta ou a receita de um milagre, é apenas uma forma de conseguir o que se deseja e que o fator motivacional é mais importante que o método.
Exceção: caso queira ser um milionário não posso garantir que possa dar certo porque se não, eu não estaria aqui escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque