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terça-feira, 27 de agosto de 2013

Comunicação em situações de crise

Cristiane Pereira - Assessoria de Impressa 
Não gostamos de nos preparar para o pior. Afinal, sempre achamos que coisas ruins podem acontecer com os outros e não conosco. Mas infelizmente, ninguém está livre de períodos com turbulências. O mesmo vale para as empresas. Por melhor que sejam, não estão imunes à crises.
Nos últimos tempos, por exemplo, temos presenciado notícias de falhas no controle de qualidade de produtos alimentícios, inclusive de grandes multinacionais. Erros graves, que podem causar sérios danos à saúde dos consumidores, que por um bom tempo tendem a refugar aquela marca.
Mas como as empresas devem agir nestas situações de crise? O ideal é já existir um plano de comunicação direcionado para, ao menos, amenizar os efeitos negativos na imagem destas corporações. Os gestores que melhor saem das crises são aqueles que são proativos e não se omitem, ou seja, é a hora sim de se comunicar com quem está esperando respostas.
Assim, a empresa deve escolher quem falará nessa hora, alguém que passe credibilidade e saiba lidar com a mídia. Além disso, notas de esclarecimentos devem ser emitidas, inclusive nas redes sociais e sites das empresas. E o público interno não deve ser esquecido. Os funcionários podem ser os maiores defensores de uma corporação se tiverem informações suficientes para rebater as críticas.
Portanto, em situações de crise, o melhor é não calar, se preocupar em informar, não temendo a imprensa e nem os clientes/consumidores. Com verdade e transparência será muito mais fácil reverter o problema, podendo até sair fortalecido do estado de caos.

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