Cristiane Pereira - Assessoria de Impressa
Não gostamos de nos preparar para o pior. Afinal, sempre achamos que coisas ruins podem acontecer com os outros e não conosco. Mas infelizmente, ninguém está livre de períodos com turbulências. O mesmo vale para as empresas. Por melhor que sejam, não estão imunes à crises.
Nos últimos tempos, por exemplo, temos presenciado notícias de falhas no controle de qualidade de produtos alimentícios, inclusive de grandes multinacionais. Erros graves, que podem causar sérios danos à saúde dos consumidores, que por um bom tempo tendem a refugar aquela marca.
Mas como as empresas devem agir nestas situações de crise? O ideal é já existir um plano de comunicação direcionado para, ao menos, amenizar os efeitos negativos na imagem destas corporações. Os gestores que melhor saem das crises são aqueles que são proativos e não se omitem, ou seja, é a hora sim de se comunicar com quem está esperando respostas.
Assim, a empresa deve escolher quem falará nessa hora, alguém que passe credibilidade e saiba lidar com a mídia. Além disso, notas de esclarecimentos devem ser emitidas, inclusive nas redes sociais e sites das empresas. E o público interno não deve ser esquecido. Os funcionários podem ser os maiores defensores de uma corporação se tiverem informações suficientes para rebater as críticas.
Portanto, em situações de crise, o melhor é não calar, se preocupar em informar, não temendo a imprensa e nem os clientes/consumidores. Com verdade e transparência será muito mais fácil reverter o problema, podendo até sair fortalecido do estado de caos.

Nos últimos tempos, por exemplo, temos presenciado notícias de falhas no controle de qualidade de produtos alimentícios, inclusive de grandes multinacionais. Erros graves, que podem causar sérios danos à saúde dos consumidores, que por um bom tempo tendem a refugar aquela marca.
Mas como as empresas devem agir nestas situações de crise? O ideal é já existir um plano de comunicação direcionado para, ao menos, amenizar os efeitos negativos na imagem destas corporações. Os gestores que melhor saem das crises são aqueles que são proativos e não se omitem, ou seja, é a hora sim de se comunicar com quem está esperando respostas.
Assim, a empresa deve escolher quem falará nessa hora, alguém que passe credibilidade e saiba lidar com a mídia. Além disso, notas de esclarecimentos devem ser emitidas, inclusive nas redes sociais e sites das empresas. E o público interno não deve ser esquecido. Os funcionários podem ser os maiores defensores de uma corporação se tiverem informações suficientes para rebater as críticas.
Portanto, em situações de crise, o melhor é não calar, se preocupar em informar, não temendo a imprensa e nem os clientes/consumidores. Com verdade e transparência será muito mais fácil reverter o problema, podendo até sair fortalecido do estado de caos.
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