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segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Marketing de guerrilha: Comunicação de contato e resultados surpreendentes

Leonardo Pimentel - Propaganda e Marketing

As estratégias de guerrilha nasceram na Guerra do Vietnam, quando os vietnamitas usavam da criatividade para combater os inimigos americanos que possuíam equipamentos mais sofisticados para o combate. Com a criatividade e o conhecimento do ambiente dos combates, os vietnamitas conseguiram muitas vitórias e chegaram a ter grandes êxitos levando em conta os poucos recursos.
Bom, mas o que isso pode me ajudar quando estou falando de comunicação e marketing?  Pode ajudar e muito! Comunicação e marketing necessitam essencialmente de estratégia e bons planos para a obtenção de resultados, caso contrário não atingiram o objetivo.
Na guerra comercial que hoje vivemos, onde a cada dia mais empresas são engolidas por grandes grupos, a mídia convencional se tornou em muitos casos cara, mas indispensável para manter a sua empresa cotada e bem lembrada. Dentro deste cenário de altos custos, o marketing de guerrilha se tornou a ferramenta mais viável para pequenas empresas, mas também a princesa das grandes que não perdem a oportunidade de inovar.
Um dos pontos deste tipo de marketing ter agradado a tantos, mas ser praticado por poucos, é a sua flexibilidade criativa e o baixo custo que muitas vezes se paga para até mesmo se conseguir uma mídia espontânea em outros meios tradicionais.
A dica para empresas que apostam em uma comunicação inovadora é a chamada “saída da caixa”, ideias até então fora do cotidiano, mas que se forem bem aplicadas e direcionadas ao seu produto e nicho, poderão ser peças chave dando notoriedade para sua empresa e frisando ela diante da concorrência.
Para um melhor entendimento, separei dois exemplos de empresas que souberam utilizar do Marketing de Guerrilha e ganharam grande destaque no mundo por inovarem em uma comunicação de contato que ajuda também a humanizar a sua empresa. Confira!

Volkswagen transforma escada em piano.


T-mobile realizou flash mob e marca ganhou repercussão mundial em meios tradicionais e no YouTube.

 

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