Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Media Training orienta para um bom relacionamento com a imprensa


Quando se inicia um trabalho de Assessoria de Imprensa, uma das ferramentas que vem sendo bastante utilizada é o Media Training. Até mesmo o craque de futebol Neymar, em épocas turbulentas da sua carreira, já recebeu este tipo de treinamento para apender a “driblar” a imprensa. 
No Media Training os profissionais liberais, colaboradores e gestores de uma empresa, funcionários de órgãos públicos, entre outros, aprendem a como se portar diante das câmeras, gravadores e microfones. Cada veículo de comunicação tem sua particularidade, que deve ser explorada pelo entrevistado, a fim de melhor aproveitar o espaço na mídia e, principalmente, dar o seu recado. 
Além disso, nessas aulas, que geralmente são ministradas por assessores de imprensa, os possíveis entrevistados e fontes conhecem mais sobre o processo da notícia. Pois nem todos os fatos interessam para os veículos de comunicação. Eles têm que atender ao que chamamos de critérios de noticiabilidade. De forma bem ilustrativa, costumamos dizer que não é notícia quando um cachorro morde uma pessoa, mas sim quando uma pessoa morde um cachorro.
Durante este tipo de treinamento, também é trabalhada a relação entre os assessorados e os jornalistas. Uma das lições a serem apresentadas neste tópico é a de que a mídia não gosta de pressões. Muitos empresários e gestores costumam pedir para ver, antes de ser veiculada, a matéria em que foram entrevistados. Esta prática não é bem vista pela imprensa, até mesmo porque a confiança entre ambos – jornalista e fonte – é algo que deve ser cultivada.
Enfim, o media training é um programa moderno, que objetiva preparar, lapidar, entrevistados em potencial. Mais uma ferramenta eficaz de assessoria de imprensa no processo de construção e manutenção da boa imagem do assessorado, empresa ou instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque