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terça-feira, 9 de julho de 2013

Comunicação 360º: Publicidade que fala, mas também escuta

Leonardo Pimentel - Propaganda e Marketing

Há pouco tempo as empresas utilizavam das mídias para expor seus pensamentos, ideias, promoções, ofertas e suas demandas de forma geral  sem obterem uma resposta direta e objetiva.  Hoje, o mercado já mostra que uma empresa precisa ter presença em vários meios e acima de tudo ter um posicionamento e dialogar com seu público.
O processo de criação da comunicação 360º teve inicio com o surgimento de novas mídias como a TV e a internet, sendo esta última a mais impactante neste processo. As redes sociais, hoje, são responsáveis por boa parte dos orçamentos de mídia de grandes empresas e se mostrou a ferramenta chave na comunicação com clientes, tanto para expor quanto para colher informações que possam aprimorar seus serviços ou sanar dúvidas de maneira conjunta.
A comunicação integrada de visão 360º busca a unidade eotimização dos resultados de campanhas publicitárias. Hoje, uma empresa que faz grandes ações isoladas sem a unidade entre as mídias, pode perder boa parte de seu retorno, pois a integração (visão 360º) maximiza o impacto com o público alvo.
O processo 360º pode ser exemplificado de uma forma prática da seguinte maneira: Uma empresa veicula um comercial na TV, anúncios em jornais e a campanha tem um spot no rádio.Todos estes canais, possuem uma mesma linguagem e estética, a empresa utiliza estes canais para encaminhar os clientes para suas redes sociais e site que poderão dar mais informações dos produtos e serviços. Estes canais digitais também possuem ligação com a campanha nos meios tradicionais. Juntas, todas as mídias produzem um impacto uniforme e de alta escala e direcionam o consumidor até a empresa.
Em suma, a propaganda e a publicidade, além da assessoria, arquitetura e também a qualificação do quadro humano de uma empresa são fundamentais para fechar o circulo que dará cara para a empresa, tornando ela mais atraente, confiável e competitiva através de uma estratégia comunicacional 360º.

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