Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Propaganda Institucional: A evolução do discurso de uma marca

Leonardo Pimentel - Publicidade e Marketing


Hoje percebemos a tendência evolutiva nos discursos de empresas em seus comerciais, reflexo de um mercado cada dia mais competitivo e com produtos e serviços com qualidades e características muito similares. Para mostrar a diferença de engajarmos com marca “A” ou “B”, empresas estão adotando posturas mais amigáveis e mostrando valores que vão muito além da área funcional e técnica para conquistas clientes.
Muitos exemplos notáveis podem ser vistos nas mídias, como o Itaú que se mostra uma empresa séria, mas que vem perdendo o aspecto sisudo de um banco e apresentando comerciais divertidos e esperançosos para um futuro mais alegre e seguro com uma empresa que se identifica com a cara da uma população que espera não ter problemas com uma instituição financeira.
Um dos cases mais interessantes é de uma das maiores percursoras mundiais de inovação em propaganda, a Coca-Cola, que atualmente detém de uma boa parcela do mercado, mas que inova com o intuito de nunca perder seu posto de destaque e liderança. Dentro de suas estratégias, ela apostou em comerciais sinceros sobre seus reais efeitos, como os malefícios causados por seu consumo exagerado, mas incentiva as pessoas a terem bons momentos consumindo a bebida, mas mantendo hábitos de vida saudáveis sempre embalados por trilhar e imagens positivas que ganham a simpatia de todos.
Vendo alguns exemplos e analisando empresas do mundo inteiro, podemos perceber a pressa e o planejamento que as empresas estão apostando para manter um elo forte com seus consumidores e na conquista de novos. Agora para pequenas empresas, assim como empresas regionais, o intuito é também colocar em seu discurso e filosofia, valores que vão além que os aspectos funcionais de seus produtos ou serviços, pois o caminho é ter clientes que amam suas marcas e não apenas consumidores interessados em preços. Essa estratégia garante consumidores que nunca trocarão sua empresa por outro por uma pequena vantagem financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque