Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Análise e Melhoria de Processos

Cristian Berny - Gestão e Administração
As pessoas e os processos são os pilares fundamentais da constituição empresarial. A conjunção destes dois elementos forma a execução de qualquer planejamento. São as pessoas que conduzem os processos com a finalidade de agregar valor às partes interessadas.
Entretanto, respeitada a importância do fator humano no ambiente corporativo, é necessário enaltecer a relevância dos processos. A condução da rotina, as tratativas de problemas emergenciais, as demandas inesperadas e a simples desorganização acarretam em ciclos viciosos do cotidiano e no desperdício de tempo e recursos.
Em muitos casos, os processos são executados com a finalidade de serem executados, ou seja, os requisitos dos clientes, fornecedores, acionistas, sociedade e força de trabalho não são considerados, identificados de forma sistemática e sequer atendidos satisfatoriamente.
Contribuindo com a importância do tema, cabe destacar que a Fundação Nacional da Qualidade adota 11 fundamentos da excelência na gestão, entre os quais está “orientação por processos e informações”. Esta instituição, dentro da sua proposta de modelo de gestão, estimula que as organizações gerenciem os processos com determinação de requisitos aplicáveis aos produtos, projeção dos processos do negócio e de apoio, e, ainda, análise e melhoria. Nesta abordagem também são considerados de forma especial os processos relativos aos fornecedores e os econômico-financeiros, por contribuírem diretamente na melhoria da cadeia de suprimento e na sustentabilidade respectivamente.
Focando em soluções, a metodologia de Análise e Melhoria de Processos (AMP) surge como uma solução simples, que exige muito além de dedicação, tempo e, ainda, pode requerer uma quebra de paradigmas e mudança de cultura na sua implantação. A essência da AMP está em conhecer o processo atual, identificar e priorizar os problemas e suas respectivas causas, identificar e escalonar alternativas de solução e definição de indicadores e metas.
Quanto à prática, é necessário fazer interrupções abruptas nas comodidades diárias e romper as linhas fronteiriças da zona de conforto. É muito mais importante parar do que continuar andando sem sentido e direção, ou ainda, divergindo dos objetivos, dentro de uma suposição positivista que eles existam. 
Por fim, é possível afirmar que a empresa que possui uma sistemática para a execução dos seus processos tem um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes e fortalece suas condições de sucesso e perenização no mercado. A AMP constitui uma ferramenta simples e eficiente, aplicável em todos os níveis e setores organizacionais, seja na esfera pública ou privada, empresas de grande ou pequeno porte, com ou sem fins lucrativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque